Você acorda cedo, vai trabalhar, almoça, trabalha mais e volta pra casa. Mas será que você está realmente aproveitando as suas melhores horas do dia? Saber qual o seu horário mais produtivo pode e vai fazer muita diferença.

”Muitas pessoas acreditam que do do dia ela é maior. E, geralmente, as pessoas acreditam que são mais produtivas durante a manhã, pois é o que muitos especialistas dizem, mas será que é verdade?”, diz Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade e CEO da Triad PS.

Cada um, cada um

Christian explica que “padronizar” as pessoas dessa maneira e dizer que um hábito é o melhor para todas é um grande engano. Afinal, sabemos que cada um é diferente do outro, né? ”Quando a gente analisa – seja por meio de pesquisas ou softwares – como a produtividade das pessoas varia ao longo do dia, percebemos que elas têm picos de desempenho em momentos diferentes”, comenta o especialista.

Ou seja, não ache que só porque você acorda cedo que esse é o seu horário mais produtivo. Algumas pessoas realmente produzem mais de manhã, acordam bem cedo cheias de energia e conseguem, nesse tempo, realizar diversas tarefas. Por outro lado, muitas não conseguem acordar de verdade antes das 10h e só começam a render a partir das 14h, enquanto outras têm pico de performance e trabalham melhor à noite.

Como descobrir o meu horário

Você é mais produtivo no momento em que aprende a ter mais desempenho, e isso pode variar muito ao longo da sua vida. Você pode já ter sido muito produtivo de manhã e, hoje, performar melhor à noite. Cada indivíduo tem um ritmo, e isso precisa ser respeitado.

Dica para descobrir qual seu horário de maior produtividade: observe sua rotina, perceba qual é o momento do dia em que se sente mais disposto e tente realizar o máximo possível de tarefas nesse período, seja lá qual ele for.